Investir em marketing digital – but why?

Porque você quer atrair clientes e nada mal ter a seu dispor, somente no Brasil, 120 milhões de pessoas conectadas! Mas que tal mais alguns motivos?

 

  1. Com uma presença online você é mais facilmente encontrado

Quando você pensa hoje em comprar algo ou consumir um serviço, qual o primeiro lugar em que você procura algo a respeito? Sim, na internet – seja em uma rede social (em um grupo ou em publicações) ou naquele mecanismo de busca de letrinhas coloridas… Seu consumidor age exatamente da mesma forma e, por isso, é essencial que você tenha uma presença online consistente e em diversos canais! Não, não estou dizendo para você sair criando perfis ou páginas a torto e a direita, sem nenhuma análise de onde seu público está e se conseguirá gerenciar tantos canais ao mesmo tempo. Estou dizendo que precisa ser encontrado virtualmente!

 

  1. Para interagir com o seu público

A relação com o consumidor não se dá mais de modo unilateral, em que você oferece um produto e ele compra. Hoje o foco é a interação com o público nos diversos momentos em que ele se encontra com a sua marca – a “compra” propriamente dita é apenas um destes momentos e depende em muitos dos outros para se concretizar. Nesta interação, seu público quer consumir conteúdo e não apenas produtos e serviços. E o mais legal é que nesta interação, não apenas os consumidores ganham, mas sua empresa também ganha: ao ter mais contato com seu público, você passa a conhece-lo melhor, saber seus gostos, interesses, necessidades. É como ter dados de “pesquisa” in loco para o lançamento de algo. Você conhece melhor o seu público e se torna cada vez mais especialista em conquistá-lo.

 

  1. Falando em público, que tal falar com as pessoas certas e personalizar as ofertas?

O principal atualmente não é mais falar com o maior número de pessoas (pelo menos não na maioria dos casos), mas sim atrair e conquistar as pessoas certas, aquelas mais propensas a consumir aquilo que a sua empresa oferece. Ou seja, o marketing digital possibilita segmentar o seu público em termos de interesses, regiões…. e muito mais! E quando falo interesses, bota segmentação nisso! Não é apenas interesse em música, mas em um estilo musical X… banda ou cantor individual? Do Brasil ou de algum país específico? Posso incluir pessoas que curtam esportes nesta segmentação? E a profissão XPTO? O céu é o limite aqui…

 

  1. Maior capacidade de análise e mensuração

Antes da chegada da internet, era bem difícil mensurar se uma campanha publicitária havia sido realmente efetiva. Muito dinheiro era gasto e pouca análise podia ser feita. No mundo digital, tudo é mensurável. Quantos clicaram, quantos acessaram sua página, quantos converteram, de onde vieram, qual o custo de aquisição etc… E a mensuração permite que se corrijam os rumos, melhorando continuamente as estratégias, direcionando de acordo com o que se quer e em real time. O importante aqui é que existem tantas métricas que deve-se saber priorizar aquelas que mais merecem atenção de acordo com seus objetivos: fortalecimento de marca? venda? divulgação de produtos? A estas métricas damos o nome de KPI’s (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance).

 

  1. Não existe mais distância entre os clientes e você.

Hoje pequenas marcas podem divulgar seus produtos e/ou serviços online e atrair consumidores de qualquer lugar do mundo. E quem ganha com isso? Tanto as empresas quanto os clientes. Agora estes podem encontrar empresas que mais de adequam ao que querem ou acreditam. E você, como empresa, pode ter ótimos resultados com o marketing de conteúdo, se aproximando do seu consumidor, com posts consistentes nas redes sociais ou mesmo em um blog. E o digital permite também investir em mídia paga com qualquer verba inicial, já começando a ter resultados. Isso mesmo. Tem R$ 200 pra investir por mês – já é possível iniciar assim, seja em links patrocinados ou em facebook ads! O importante é segmentar no público correto e otimizar seu investimento com frequência – um bom profissional executará isso de forma eficiente. E outra vantagem aqui é que em muitos anúncios você só paga quando obtém resultados. Mas como? Os modelos de pagamento mais comuns são o Custo por Clique (CPC), Custo por Mil Visualizações (CPM) ou Custo por Aquisição (CPA). Ou seja, você só paga se o cliente clicar no seu anúncio, visualizar sua mídia ou mesmo fizer uma compra.

 

 

Levantei aqui apenas alguns dos bons motivos para sua empresa (mesmo que ela seja pequena ou média) investir em marketing digital. Vamos experimentar?