1. Cumpra as diretrizes de foto de capa do Facebook.

Parece óbvio, mas obedecer às diretrizes do Facebook é essencial para a sua página do Facebook até mesmo existir. Seria ótimo se você lesse as diretrizes inteiras, mas, como sei que a maioria das pessoas não lê (rsrs), aqui estão algumas importantes:
⦁ Sua capa é pública.
⦁ As capas não podem enganar ou infringir os direitos autorais de outras pessoas.
⦁ Você não pode incentivar as pessoas a compartilhar sua capa em seus perfis pessoais.
Se você violar os termos, o Facebook pode mover ações contra a sua página. E, embora o Facebook não diga claramente o que pode acontecer se você violar suas diretrizes, não seria legal ter sua página do Facebook retirada do ar por conta disso. Portanto, leia as diretrizes.

2. Faça sua capa no tamanho correto

Esta dica também parece óbvia, mas não custa nada se atentar ao tamanho que permitirá uma melhor visualização de sua imagem: 820×312 pixels (computador) e 640×360 pixels (celular).
Você não quer que sua linda capa pareça estranha ao ser postada, não é?
Se você subir uma imagem menor que estas dimensões, o Facebook vai estica-la até chegar ao tamanho correto, no mínimo 399×150 pixels.

3. Não se preocupe com a antiga regra de apenas 20% de texto, mas, ainda assim, tente ter uma capa bem “visual”

Desde 2013 o Facebook retirou esta regra… mas isso não significa que você deva sair colocando um bando de texto em sua capa. A antiga regra dizia que apenas 20% do espaço de sua capa podia ter texto. Até acho que ela é restritiva demais, mas o objetivo por trás dela era bom. Se for usar texto, faça um texto conciso. Olhe o exemplo da capa da Coca-Cola abaixo.

4. Pense nas cores e imagens a usar de modo que conversem com a sua marca

Sua foto de capa deve dar vontade de continuar na página. Ela deve usar uma paleta de cores que esteja alinhada com o restante do que sua marca comunica. Suas redes sociais são extensões do seu negócio e os visitantes devem perceber isso ao navegar em seu Facebook.

Uma capa mais “clean” pode fazer com que o botão de “Call to Action” (CTA – Chamada para a Ação) se destaque na página. Aliás, a próxima dica diz respeito a este botão.

5. Escolha o botão de ação (CTA) que faça mais sentido para a sua marca (ou para o seu momento)

Você já deve ter visto por aí que existem páginas que usam botões diferentes. Existem opções de “enviar mensagem”, “Comprar agora”, “assistir ao vídeo”. Escolha o que faz mais sentido para a sua empresa.

Repare abaixo como o Hotel Urbano faz isso bem.

Ah, importante: pode parecer uma boa ideia colocar na capa setas direcionais para o botão de CTA. Mas, este botão não aparece da mesma forma no computador e no aplicativo do celular. Portanto, não faça, pois pode acabar confundindo o usuário, apontando para o lugar errado, por exemplo.

6. Faça um alinhamento correto nos objetos na sua capa

Como sua foto de perfil está no lado esquerdo, é bom que você consiga equilibrar o design da sua capa – coloco no lado direito aquilo para que você quer chamar mais atenção.

Dê uma olhada nestas capas abaixo. Qual parece mais esteticamente agradável?

Foco no alinhamento direito

 

Foco no alinhamento esquerdo

 

A capa com alinhamento à direita não parece melhor? Os grandes elementos do design (a foto de perfil, o texto e a estátua da liberdade) estão ocupando melhor os espaços. Já na capa da Samsung, sua atenção acaba sendo puxada para o lado esquerdo da imagem. Desta forma, o. nome do produto no canto superior direito acaba quase sumindo.
Pensar no equilíbrio dos objetos da capa fazem também com que a capa funcione visualmente melhor na versão para celular. Falando em celular, vamos à próxima dica.

7. Crie sua capa pensando naqueles que a verão no celular

Bom, em 2019, 96% dos usuários de Facebook acessam a rede através dos seus celulares. É exatamente por isso que é tão importante criar sua capa de Facebook pensando nestes usuários.

No celular, uma parte maior da foto da capa não é vista, pois é cortada nas laterais.

Vamos olhar um exemplo real.

Versão computador

 

Versão celular

 

Repare como as laterais da imagem são cortadas na versão celular: o cabelo da menina aparece bem menos. Veja que na versão computador há bem mais espaço na lateral direita da imagem, após o texto.
Lembre-se: no computador a imagem usa 820×312 pixels e no celular 640×360 pixels.

8. Inclua na legenda da foto de capa um link encurtado que leve ao mesmo lugar do seu botão CTA (dica 5)

Caso você queira que sua foto de capa reforce o botão de ação (Call to Action) da sua página, inclua um link encurtado na legenda da foto. Desta forma, mesmo que a pessoa veja sua capa de foto clicando diretamente nela, seja direcionada para onde você quer.
Veja este exemplo na página do Facebook da Adobe.

9. Fixe um post logo abaixo da sua capa do Facebook

Você já “marcou” uma postagem na linha do tempo da sua página no Facebook? Basicamente, fixar uma postagem permite que você destaque uma postagem na parte superior da sua Linha do tempo. Basta clicar nos 3 pontinhos da postagem que quer fixar e selecionar “fixar no topo da Página”, como na nossa Página (print abaixo).

Mas o que isso tem a ver com otimizar a sua capa? Bom, você se preocupou em ter uma capa que leve a um conteúdo específico ou “venda” algo de sua empresa; usou o botão de CTA pelo mesmo motivo; cuidou para usar uma imagem visualmente atrativa; seria interessante agora ter algum post na página “vendendo” a mesma coisa. Ao fazê-lo, lembre-se de fixar o post no topo para ele não se perder junto às outras publicações.

Assim, você estará direcionando seu público no caminho que considera mais interessante para conhecer sua empresa, produtos e serviços.

10. Já pensou em ter um vídeo na sua capa?

Sim, você leu certo. Dá pra usar um vídeo em sua capa em vez de apenas uma imagem estática. Vamos ver quais as configurações deste vídeo:
– Duração: De 20 a 90 segundos.
– Tamanho: De 820×312 pixels (mínimo); 820×462 pixels (máximo).
– Resolução: 1080p.
O video ficará em looping na sua página – recomeçará quando acabar. Use um vídeo agradável, que não seja exaustivo para o seu público.
Espero que as dicas tenham sido úteis e que você possa aplica-las em sua capa do Facebook.

Texto traduzido livremente do artigo publicado em 2/4/19, no link: https://blog.hubspot.com/marketing/facebook-cover-photo-size-best-practices