A internet é recheada diariamente com novos blogs e conteúdos. Assim, como se destacar, produzindo conteúdo de qualidade e relevância no seu site ou blog, de modo a atrair uma audiência legítima e consistente? Aqui vão 8 dicas e estratégias que podem te ajudar!

 

1 – Defina a sua audiência

Seu conteúdo pode até ser direcionado para diferentes públicos. Mas você precisa conhece-los e segmentar seu conteúdo ao cria-lo. Assim, você passa a atrair o público com base nos diversos nichos criados. E se você perceber que determinado conteúdo atrai menos tráfego para o seu site, não perca tempo escrevendo sobre ele. Conheça seu público, suas “dores”, seus interesses. E escreva conteúdo que seja relevante para este público!

 

2 – Crie conteúdo de valor para a sua audiência

Para criar uma audiência fiel, criar um conteúdo de valor e manter uma constância nas postagens é fundamental. Quanto a frequência, é fácil: basta fazer um calendário editorial, informando seu público de quando são feitas as suas publicações. Mas, e quanto ao conteúdo de valor? Como você já vai estar conhecendo melhor a sua audiência, vai poder planejar melhor sobre o que escrever. Tendo definido o tema, aí vão algumas dicas do “como”, ou seja, opções que podem ajudar à forma, para que seja mais atrativa, enriquecendo ainda mais o seu conteúdo:

  • Crie infográficos
  • Inclua vídeos e imagens
  • Preocupe-se sempre em apresentar um conteúdo que resolva as “dores” do seu público
  • Crie conteúdo original/ próprio/ único

 

3 – Use as redes sociais em sua estratégia de marketing de conteúdo

Ao lançar um conteúdo novo em seu blog ou site, use as redes sociais de sua empresa para divulgar este conteúdo. Em seu planejamento, pense em divulgar tanto de forma orgânica quanto paga. Ou seja, divulgue em suas redes, para seus seguidores, mas também promova este conteúdo fazendo mídia paga nas redes sociais. Ah, e lembre-se de ter no seu site links para suas redes e a opção de as pessoas compartilharem seus textos.

 

4 – Estabeleça metas de campanha

Quando for fazer mídia paga para levar tráfego para o site é fundamental que você estabeleça metas relevantes. Muitas pessoas cometem o erro de configurar a campanha apenas baseada em preço e palavras-chave. Mas, lembra que você já conhece melhor a sua audiência? Então, use o máximo de informações sobre ela ao configurar a campanha: que outros temas ela pesquisa, qual a sua formação, idade, onde mora, se têm filhos… Todas estas informações ajudarão na hora de segmentar uma campanha para que você chegue nas pessoas certas. Ah, e assim como você usa ferramentas para definir as palavras-chave que usará nos mecanismos de busca, deve usar estas mesmas palavras-chave ao desenvolver o conteúdo para o seu site ou blog.

 

5 – Pare de pensar em somente vender

As empresas têm em mente se vender para seu público e com isso criam conteúdo pensando nisso. Foque em oferecer um conteúdo relevante para o seu público. Estude sua audiência, descubra sobre o que ela quer aprender e mostre a ela porque deve acompanhar seu blog. A venda será uma consequência, mas se ela for o foco quando você escrever, seu conteúdo ficará chato e, provavelmente, sem importância para seu público. Se ele não se importa, não lerá. Ou seja, você não se tornará uma referência par o público. O que garante então que ele pensará em você na hora de comprar? Aproxime-se, estabeleça um relacionamento, um diálogo com o público. Você verá que as vendas virão!

 

6 – Estabeleça relações com influenciadores

Para que seu conteúdo seja ainda mais distribuído, uma boa estratégia é descobrir os influenciadores no seu segmento de mercado e aproximar-se deles. Eles podem começar a divulgar links para seus textos junto aos seus seguidores/ leitores. Esta dica acaba sendo menos usada, pois é um pouco mais demorada e trabalhosa do que as demais. Mas garanto que é eficaz! Só imagina: seu público não apenas vai ouvir falar de você por você mesmo. Terão pessoas de influência te divulgando. Quer “venda” melhor?!

 

7 – Use sempre SEO (Search Engine Optimization)

Todo e qualquer conteúdo seu deve ser otimizado para os mecanismos de busca. O texto deve ter as palavras-chave certas para ser localizado na busca, títulos atrativos e muitos outros detalhes. Se não criarmos pensando nesta otimização, “dificultamos” o trabalho dos “robozinhos” em achar o nosso conteúdo e mostra-lo para as pessoas que buscam. Ou seja, o tráfego do nosso site será prejudicado. O SEO é, sem dúvida, um excelente aliado de qualquer blog ou site. Invista nisso e veja seu site começar a aparecer nas buscas orgânicas do google e outros. Ah, importante: não é um trabalho de uma única vez. Deve ser algo feito sempre: a cada novo texto escrito e também manutenções periódicas em seu site.

 

8 – Use e abuse dos dados que o Analytics te dá

Ferramentas como o Google Analytics te oferecem uma série de informações relevantes sobre o seu público e a navegação dele no seu site. Analisando estas informações, você descobrirá quais assuntos trazem mais audiência, quais palavras-chave (na busca orgânica ou mesmo na paga) estão trazendo mais público, características deste público, que outros assuntos interessam a ele na internet… Uau! Quanto informação rica e você aí deixando passar. Analise os dados e vá escrevendo de acordo com o aprendizado sobre sua audiência. Se o que mais queremos e precisamos é conhecer melhor nosso público, por que desperdiçamos as informações que já temos, de graça, sobre ele?!

 

Em resumo: para criar o conteúdo certo para seu site ou blog, você precisa criar as conexões corretas, tanto com seu público quanto com influenciadores. Invista tempo estudando seu público e escrevendo para eles e não sobre você. Entende a diferença? O foco será o público. Com isso, você trará sua audiência para perto, ela passará a te enxergar como referência em determinado assunto. E na hora de consumir produtos ou serviços do seu segmento de atuação, ela certamente pensará em você. Use as dicas e depois comenta aqui se deram resultado! Até a próxima!