Você já ouviu falar em escutar as redes sociais? Saiba que isso não é apenas uma modinha, mas uma fonte significativa de informações para seus esforços de marketing. Através da escuta às redes sociais, sua empresa pode desenvolver uma real conexão com seus consumidores e/ou clientes. Neste texto mostraremos a real conexão que sua empresa pode ter com seus consumidores através da escuta às redes sociais.

Vantagens em escutar as redes sociais

Ouvir as redes sociais não é algo útil apenas para a área de marketing de uma empresa. Pode abranger toda a empresa, desde o desenvolvimento de produtos até o atendimento ao cliente.

 

  • Pesquisa imediata: a escuta das redes sociais fornece insumos imediatos da reação do público a determinado produto ou ação da sua empresa, por exemplo, sem ter que dispor de pesquisas formais como grupos focais ou mesmo pesquisas quantitativas. Não estamos dizendo aqui que esta escuta substitui uma pesquisa, mas que são dados obtidos em tempo real e que podem ajudar na tomada de decisões e ações oportunas.

 

  • Mais acessível: coordenar grupos focais e/ou contratar agências de pesquisa de marketing pode ser caro. A escuta das redes sociais pode ser realizada a um custo menor do que os métodos tradicionais de pesquisa, ao mesmo tempo em que se tem acesso a uma amostra ampla de indivíduos.·       Preventiva: quando você executa a escuta das redes sociais está prestando atenção às tendências e reclamações comuns de serviço. Esse tipo de escuta prepara você para agir, se necessário, e evita uma possível reação negativa à sua empresa.

 

Crie uma análise de marca A escuta das redes sociais é extremamente útil para se fazer uma análise de marca, que pode englobar quais palavras-chave estão sendo mais utilizadas ao mencionar a sua marca, sobre o que os clientes estão falando online sobre sue empresa e como estão reagindo aos seus produtos. Uma análise de marca varia de um sentimento geral da empresa a um sentimento ao nível de um produto específico. Fique ligado e defina check-ins periódicos para isso. E, se você pensa que saber se conectar é uma bobagem, considere que 76% dos consumidores estão mais abertos a comprar de uma marca com a qual se sentem conectados do que de seus concorrentes. Vale muito à pena ouvir seu público! E que tal contar com uma agência de marketing digital para gerenciar suas redes sociais enquanto você foca no “core” do seu negócio? Peça uma proposta!