#tbt #amor #nofilter #façaterapia

Já viu algumas destas hashtags por aí?

Pode até parecer que as hashtags não são assim tão importantes, mas, de fato, são um dos principais aspectos para o crescimento do seu instagram.

Você sabe quais as hashtags que têm levado seguidores para o seu perfil do insta? Quais são as hashtags mais comuns no seu segmento de mercado? Quantas hashtags deveriam ser usadas em um post?

Sem entender como funcionam as hashtags do insta, elas podem acabar sendo usadas de forma exagerada. E isso não é bom!

Em vez de sair colocando dezenas de hashtags em um post e simplesmente esperar que isso dê certo, você deve usá-las de forma estratégica. Para alguns produtos ou serviços é fácil, mas para outros se exige um pouco mais de criatividade. E este artigo pretende te ajudar um pouquinho com isso, mostrando como usá-las para aumentar a sua audiência.

Escolha as hashtags certas e faça as postagens nos melhores horários do instagram para o seu público.

Mas, afinal, para que as hashtags servem?

Boa pergunta! Se você é novo no instagram, imagino que já tenha se feito esta pergunta.

Há um motivo para a grande maioria das empresas incluir tags em suas postagens ou mesmo criar suas próprias hashtags. Elas merecem a sua atenção.

Hashtags fazem com que seu conteúdo seja facilmente encontrado

Imagine só uma coisa: você dedica tempo para tirar aquela foto perfeita, que atraia seu target, que mostre a beleza do seu produto… enfim, o que seja. Esta foto precisa ser vista, né?

É exatamente aí que entram as hashtags. Usuários do instagram podem descobrir conteúdos que interessam a eles procurando hashtags específicas ou vendo determinada postagem que os levam a outros posts relacionados.

Você pode, por analogia, pensar nas hashtags do instagram como as palavras-chave dos mecanismos de busca.

Não pensar com cuidado nas hashtags significa fazer com que seus posts tenham mais dificuldade de serem encontrados pelos seus potenciais seguidores. Do outro lado, separar alguns minutos para usar as tags corretas faz com que, como num passe de mágica, suas postagens sejam descobertas!

As hashtags incentivam a interação com a audiência

Recentes estatísticas do Instagram mostram que posts com pelo menos uma hashtag têm mais interação que aqueles sem nenhuma.

Os seguidores interagem com as hashtags, simples assim! E é por isso que muitas marcas criam hashtags próprias, em eventos por exemplo, para incentivar as interações com seus consumidores ou clientes. Muitas repostam as postagens de seus seguidores que usam determinada hashtag e é claro que isso gera interação e engajamento. São os consumidores sendo embaixadores das marcas.

As hashtags podem te dar uma dica das tendências de seu segmento

Se você quer saber o que é tendência em seu mercado de atuação, repare nas hashtags que estão em voga no momento.

Seja postado por seu target ou por marcas concorrentes, você saberá exatamente o que está sendo falado.

Assim, seguir tags pode ajudar você a ficar de olho no seus concorrentes e também saber o que as pessoas estão falando da sua marca.

E quais hashtags eu devo usar?

Agora que destacamos por que as hashtags são importantes, é hora de falar sobre uma estratégia de publicação.

Em outras palavras, quais hashtags fazem sentido para as postagens de sua empresa?

Obviamente não há uma resposta única para todos, mas aqui estão algumas ideias para servir como ponto de partida.

Hashtags específicas de sua comunidade e do seu segmento de mercado

As melhores hashtags são aquelas que falam o idioma dos seus clientes.

Elas devem ser simples o suficiente para que sejam facilmente gravadas, mas não tão populares a ponto de fazer com que que suas postagens se percam em meio a tantas postagens do mesmo tema.

Por exemplo, existem milhares de hashtags relacionadas à beleza, como #belezanegra ou #cabelocacheado, que falam para um público mais específico do que apenas #beleza.

Do mesmo modo, uma marca fitness com um público predominantemente feminino terá mais sucesso usando tags como #mulherfitness do que apenas #fitness.

Você nem imagina os tipos de hashtags de nicho que existem. Além do mecanismo de recomendação do próprio Instagram, existem algumas ferramentas de análise do Instagram que podem ajudar você a descobrir novas tags, como a Keyhole e a All-Hashtag.

Hashtags de marca

Ao pensar em criar um hashtag própria da sua marca, você deve se perguntar “quando” e não “se”.

Elas são perfeitas para promover o seu Instagram e incentivar que seu seguidor gere conteúdo. Aqui estão alguns exemplos de tipos de hashtags que sua marca pode criar:

  • Hashtags com o nome da sua marca (ex: #loreal)
  • Hashtags com o seu slogan (ex: #sintaosabor – da Coca-Cola)
  • Hashtags com uma nova campanha (ex: #NosMostre – da Dove)
  • Hashtags com variações da sua marca (ex: #MySwatch)

Melhores práticas no uso das hashtags no Intagram

Agora vamos falar sobre boas práticas para uso das hashtags:

Quantas tags usar?

O Instagram permite que você inclua até 30 hashtags em qualquer post. Mas isso não significa que você deva fazer isso. Na verdade, isso fará com que seu post pareça um spam.

Mas, então, o que é considerado um ótimo número a usar?

Bom, usando o conceito de que “menos é mais”, vemos que a maioria dos posts das marcas mais top usa poucas hashtags – veja gráfico abaixo.

 

Um ótimo número fica entre duas e cinco hashtags. E você pode ver quais hashtags estão funcionando melhor.

Inclua as hashtags no 1º comentário

Para usar as tags sem poluir suas postagens, é comum inclui-las no 1º comentário do post.

Incentive as pessoas a usar as suas hashtags

Encourage others to use your hashtags

Não deixe a hashtag que você quer que seja usada apenas na sua bio. Promova sua hashtag em suas campanhas de marketing.

Use a hashtag que combine com a foto postada

A hashtag usada deve ter relevância com a foto, ou seja, elas precisam conversar entre si, fazer referência ao mesmo conteúdo, tema etc. Elas devem se complementar.

Lembre-se: a hashtag em suas legendas facilita a descoberta de suas postagens, mas é a imagem que atrairá os usuários. Por isso, ambas devem ser relevantes e coerentes entre si.

Indo para os “trending topics”

Usar hashtags que já estão como tendência pode ser uma boa estratégia para crescer a sua audiência. Tem 2 formas de usar esta tática:

  1. Espere que uma hashtag se torne tendência no seu segmento de mercado.
  2. Use hashtags que não sejam relacionadas diretamente à sua indústria.

A 1ª tática trará mais resultados junto ao seu público-alvo. Mas, dependendo do seu segmento de atuação, pode ser raro que um tópico relacionado se torne tendência.

Já a 2ª pode não ter uma conexão direta com a sua marca. Mas você pode tentar usar eventos especiais ou feriados, por exemplo, pois seriam mais fácil de vincular à sua empresa.

 

Use variações de hashtags ao redor dos seus temas

Depois de encontrar hashtags populares com as quais as pessoas se envolvam, pode ser tentador continuar usando essas mesmas hashtags em todos os posts. Mas é indicado que você crie algumas variações para elas.

Se você usa as mesmas hashtags há meses, há uma chance de as pessoas já terem visto seu conteúdo e ignorado. Ao adicionar uma pequena variação, você aumenta as chances de alcançar novas pessoas.

Você pode ficar tentado a usar apenas a hashtag mais popular relacionada ao seu setor. No entanto, aproveite para experimentar tags que são usadas com menos frequência. O benefício dessa abordagem é que as hashtags usadas com menos frequência são menos competitivas.

Quando você usa hashtags que foram usadas milhões de vezes, você está competindo para mostrar seu conteúdo com milhões de outras fotos e vídeos. Procure usar as que são buscadas pelo seu target, mas em menos conteúdos no Instagram, assim você competirá com menos postagens.

Em resumo:

 

  • Use hashtags para o Instagram torna seu conteúdo mais fácil de ser encontrado.
  • Você não deve usar 30 hashtags em todos os posts!
  • Estude seus concorrentes e principais influenciadores para encontrar as melhores hashtags.
  • Verifique se suas hashtags são relevantes para sua marca e para o conteúdo que você está postando.
  • Use hashtags de tendência e faça links entre elas e a sua marca.
  • Meça o desempenho de suas postagens e das hashtags mais engajadas.

 

Usando as dicas e estratégias que você aprendeu aqui, você estará no caminho certo para aumentar seu público no Instagram.

Mas, me conte: esquecemos de alguma dica importante? Quantas hashtags você costuma usar em suas postagens? Deixe um comentário e deixe-nos saber!

 

Texto traduzido livremente do artigo publicado no link: https://sproutsocial.com/insights/hashtags-for-instagram/